Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro


"Capoeira é luta de bailarinos.

É dança de gladiadores.

É duelo de camaradas.

É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade.

Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto.

A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia.

A sublimação dos antagonismos.

Na Capoeira, os contendores não são adversários, são ‘camaradas’. Não lutam, fingem lutar. Procuram - genialmente - dar a visão artística de um combate.

Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza.

O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.”

Dias Gomes


"Em julho de 2008 ,em um Palácio Rio Branco cercado por aproximadamente 20 grupos de capoeira da Bahia, do Rio e de Pernambuco, no centro de Salvador, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) acolheu por unanimidade o pedido de registro da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro, feito pelo Ministério da Cultura. É o ponto alto de uma história repleta de altos e baixos. "Não se pode esquecer que a prática foi, por muitos anos, considerada crime pelo Código Penal", lembra a historiadora e capoeirista Adriana Albert Dias. "Hoje, é um símbolo nacional espalhado pelo mundo."


"Os registros mais antigos da capoeira vêm do século 18. Era praticada por escravos, sobretudo os vindos de Angola. O esporte-dança foi considerado crime até o fim da década de 1930. Só a partir de lá começou a alçar a fama, hoje estendida a cerca de 150 países. Agora, passa a ser um dos 14 Patrimônios Culturais do país, junto com o frevo, o samba carioca e o ofício das baianas de acarajé, entre outros."


"Se hoje a manifestação é legitimada como um dos principais símbolos da cultura brasileira, foi por muito sacrifício, em especial dos mais antigos", conta o historiador e pesquisador do tema Frede Abreu. "Hoje, a maioria deles está em má situação financeira." Na prática, a elevação da capoeira a Patrimônio Cultural prevê, além da inscrição, como Bens Culturais de Natureza Imaterial, do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro de Saberes e da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão, a criação de um plano de previdência especial para os "velhos mestres". Gente como Francisco de Assis, o mestre Gigante, de 84 anos. "Preciso muito dessa ajuda", diz Assis, que já participou de rodas de capoeira com os lendários mestres Bimba e Pastinha, ícones da expansão da atividade."




No dia da Consciência Negra não pude deixar de lembrar da Capoeira!

Só no ano passado, depois de mais de 300 anos de existência é que ela foi elevada à Patrimônio Cultural!

Ninguém sabe mas a Capoeira existe em mais de 100 países. Na Europa paga-se uma fortuna para fazer uma aula de Capoeira.

E um detalhe muito importante: em qualquer lugar do mundo onde esteja ocorrendo uma roda de Capoeira, as músicas SEMPRE são cantandas em PORTUGUÊS!!!!! Ou seja, além da Capoeira promover a nossa cultura nacional, ela também promove o nosso idioma!!!!! E eu não entendo como isso não é falado por nenhuma mídia aqui no Brasil!

A Capoeira ainda não recebe o valor que merece aqui no Brasil mas isso está mudando aos poucos.

Eu aconselho toda mãe e pai a colocarem seus filhos desde pequenos na Capoeira. Os benefícios são inúmeros: deixa o corpo lindo, promove a integração com outras pessoas, estimula a dança, estimula a música, é uma luta de defesa, é lúdico, faz bem para o coração...
Eu mesma fiz Capoeira por 2 anos e me apaixonei completamente! Meus filhos farão, certamente!

Vai dizer que aquele ritmo gostoso do Berimbau não é contagiante? Eu amo aquele som!

Nenhum comentário: